O ID.3, é o primeiro carro eléctrico da Volkswagen e este carro de dimensões semelhantes às de um Golf, promete revolucionar o segmento dos carros eléctricos.

Na gama do ID.3, existirão 3 variantes distintas, uma com baterias de 45kW, que terá uma autonomia de 328km, uma versão com baterias de 58kW com 472km autonomia e uma terceira, que equipa baterias de 77kW e que irá ter uma autonomia de 547km (de acordo com o ciclo WLTP).

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O carro é bastante robusto, o que faz do ID.3, um dos carros com uma das faixas de utilização mais longas, quando comparado com qualquer carro elétrico à venda no mercado.

Ele terá tracção traseira o que pode fazer deste eléctrico, um carro bastante dinâmico e quem sabe divertido, caso os 150cv ou 204cv, consigam soltar um pouco a traseira.

A versão ‘First Edition’ inclui a versão intremédia de 58kW e a Volkswagen, irá adoptar um plano semelhante ao da Tesla, onde oferece um ano de carregamentos gratuitos na rede WeCharge da Volkswagen. Esta oferta, inclui ainda a rede de carregadores Ionity, que conta já, com mais de 100000 postos em toda a Europa.

Em Portugal, estes pontos de carregamento irão ser implementados nos postos de abastecimento da Cepsa, no entanto, a sua implementação está a avançar muito devagar.

Voltando ao ID.3, o carro é construído através da nova plataforma MEB da VW, que é projetada para ter capacidade de receber diversos tipos de bateria diferentes.

Utilizando um carregador rápido de 100 kW, a Volkswagen alega que o ID.3 carrega 540km em apenas 30 minutos. A longevidade das baterias, é garantida durante oito anos ou 160.000 km.

A versão ‘First Edition’ está limitada a 30000 unidades e terá um preço de 40000 Euros. Quanto à versão base, esta terá um preço expectavel que se deverá situar abaixo dos 35000€.

O Golf é um dos modelos com mais sucesso da marca e há vários anos que é visto como a referência do seu segmento, por isso mesmo, estamos em crer, que o ID.3 poderá muito bem ser um serio caso de sucesso.

Agora, resta saber qual é que vai ser a resposta dos concorrentes directos e como é que o mercado irá responder. Até lá, esperamos pela oportunidade de trazer o ID.3 até ao nosso canal.