Os fabricantes de automóveis, estão cada vez mais focados, no desenvolvimento de novos carros eléctricos e de soluções derivadas, para tornarem os carros mais eficientes e ecológicos.

Mas a verdade, é que os carros eléctricos não foram inventados agora, mas sim há mais de um século.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para provar o isso, a Opel decidiu exibir no Salão Automóvel de Frankfurt, o Elektro GT, que é um dos seus primeiros protótipos eléctricos e que foi desenvolvido em 1971.

Georg Von Opel, neto de Adam Opel, decidiu tentar um novo recorde em Hockenheimring no início dos anos 70, isto para provar, que os carros eléctricos, poderiam ser tão competitivos em pista, quanto os carros movidos a gasolina.

O Elektro GT, foi baseado no Opel GT tendo sido modificado com a introdução de painéis frontais e laterais, que o tornam mais aerodinâmico.

O motor a gasolina de quatro cilindros do Opel GT, foi substituído por dois motores eléctricos da Bosch. Cada unidade produz 118cv, permitindo que o carro acelere dos 0-100km/h em apenas 6 segundos.

Embora o objectivo original fosse fornecer pelo menos 100km de autonomia, o alcance do Elektro GT não ia para além dos 40km. Aos olhos da tecnologia moderna, estes números não parecem ser impressionantes, mas dada a tecnologia existente em 1971, o Elektro GT estava muito à frente do seu tempo.