O projecto Life Landfill Biofell, foi aprovado pela Comissão Europeia e tem como principal objectivo, obter gás renovável a partir de resíduos existentes em aterros sanitários. A Seat, é uma das marcas que participam dessa iniciativa alternativa.

Com este projecto, já foi demonstrado que é realmente possível obter gás natural, derivado dos resíduos através de biometano, esta é uma fonte abundante de energia em quase todos os lugares. O projecto é financiado em 55% pela Comissão Europeia e possui um orçamento de 4,6 milhões de euros.

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Andrew Shepherd, responsável pelos projectos de gás renovável da Seat, disse:

“Estes testes permitirão avançar no desenvolvimento e pesquisa do biometano como combustível. O nosso objectivo final, é garantir um impacto zero nas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um veículo ”.

Para além deste projecto, a Seat participa há algum tempo em outras iniciativas semelhantes, como o programa Metamorfose da Vida, de onde o qual o biometano, já está a a ser extraído de resíduos de compostos de uma quinta na província de Lérida (Espanha).

Na Europa, o número de aterros existentes, representam um potencial válido para a obtenção de biometano ou gases renováveis. Os resultados positivos obtidos em projectos desta natureza, fizeram com que a Seat apostasse na oferta de veículos a biocombustível (gasolina) e GNC (gás natural comprimido).

Actualmente, a marca espanhola comercializa 5 modelos a GNC, o Mii, Leon Hatchback, Leon ST, Ibiza e finalmente, o Arona.