Com a apresentação do XC40 eléctrico a 16 de Outubro, a Volvo, pela primeira vez na história, entrará no mundo dos carros de emissão zero.

Isso colocou alguns desafios para a empresa sueca, sendo a segurança o maior deles. No entanto, na verdadeira moda da Volvo, eles disseram que nenhum compromisso foi feito nessa frente.

Volvo XC40

“Independentemente do que impulsiona um carro, seja um motor eléctrico ou um motor de combustão, um Volvo deve ser seguro. O XC40 totalmente eléctrico será um dos carros mais seguros que já construímos ”, afirmou o chefe de segurança da empresa, Malin Ekholm. “Os fundamentos da segurança são os mesmos para este carro, como para qualquer outro Volvo. As pessoas estão lá dentro e o carro precisa ser projectado para ser seguro para elas. ”

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Em caso de acidente, os ocupantes serão protegidos pela nova estrutura de segurança desenvolvida pela Volvo. O posicionamento da bateria no chão, cercado por uma gaiola de segurança que cria uma zona de deformação interna em torno dela, garantirá que ela permaneça intacta. Além disso, a marca também integrou o motor eléctrico na estrutura da carroçaria na parte traseira, pois fornece uma melhor distribuição das forças de colisão longe da zona dos passageiros.

Volvo XC40

O XC40 eléctrico também contará com tecnologia autónoma, graças a uma nova tecnologia chamada Advanced Driver Assistance Systems (ADAS). Desenvolvido pela Zenuity, uma empresa de joint venture pertencente à Volvo e Veoneer, o ADAS é um sistema escalável de segurança activa que inclui vários radares, câmaras e sensores ultrassônicos.

A Volvo divulgará mais detalhes e imagens do XC40 eléctrico nas próximas semanas, antes de sua grande inauguração programada para 16 de Outubro.