Garrett E-Turbo

A Garrett Motion, é a conhecida fabricante dos turbos Garrett que desde 1950, fabrica este tipo de componentes. A empresa apresentou a sua mais recente inovação, o E-Turbo. Esta é a evolução do turbo assistido eletronicamente.

Este novo tipo de turbos, contêm um motor elétrico no eixo, entre a roda da turbina e o compressor, o que o tornam diferente dos sistemas já utilizados pelos grupos Mercedes-Benz e Volkswagen.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Segundo a Garrett, este novo e-Turbo, quando comparado a um turbo Garrett moderno, tem um aumento de cerca 16% na potência nominal e um aumento de 10,5% no torque nominal.

Nos testes realizados, o motor alcança o torque desejado num segundo em vez de 1,5 segundos, ao iniciar a recuperação às 1.500 rpm e acelerou o veículo dos 50km/h até aos 120km/h em 8,8 segundos em vez de 11 segundos.

No entanto, a Garret não adiantou em que carro ou motor é que realizou os testes. A constructora de turbos, reivindica várias vantagens com a utilização deste sistema, podendo mesmo ter uma diminuição nos consumos que podem ir até aos 6%.

Tal como nos outros sistemas de e-boost, o motor elétrico gira o compressor até que os gases de escape comecem a alimentar a turbina. Ainda não é conhecida a marca que irá equipar este novo e-turbo, mas o mais certo é que seja um carro de alto desempenho já em 2021.