hams

Embora muitas das novas tecnologias relacionadas com automóveis, tenham como intuito, tornar os carros autónomos, abstraindo o condutor da condução, existe agora um novo projecto, que serve para garantir que os novos condutores, têm uma formação mais completa.

O projecto nascido na Microsoft Research India, chama-se Harnessing AutoMobiles for Safety, ou HAMS, e serve para ensinar os novos condutores sem que um instructor esteja presente.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

No centro deste projeto está o desejo de tornar as estradas mais seguras, mas não passando, por eliminar os condutores mas sim, tornando-os mais qualificados.

No projeto HAMS, são usados dispositivos e sensores de baixo custo que são ligados ao veículo. O objetivo, é monitorizar o estado do condutor e como o veículo está a ser conduzido, no contexto do ambiente rodoviário em que o veículo está.

Os dispositivos e sensores de baixo são smartphones, que possuem todos os tipos de sensores necessários, câmeras e outras tecnologias úteis já incorporadas.

O smartphone é montado no centro do pára-brisa com a câmera principal voltada a estrada e o ecrã, voltado para o interior do carro. Isso permite que o telefone leia o ambiente adiante, enquanto a câmera frontal leia o condutor.

Enquanto isso, os giroscópios ou acelerômetros do telefone, estão a recolher dados com base nas reações do condutor ao trajeto. O HAMS interpreta os dados e fornece feedback ao condutor, sobre como conduzir com segurança.