A STARD é uma empresa austríaca e é a responsável pelo desenvolvimento de um carro de rally 100% eléctrico. Recentemente, eles apresentaram o seu primeiro projecto que tem o nome de Projekt E.

Este carro baseia-se num Ford Fiesta ST e prevê-se que possa competir já em 2020, no campeonato do mundo de Rallycross. Com as alterações dos regulamentos da FIA, já são várias as empresas a trabalhar em carros elétricos para Rallycross, já com vista, para poder dar o salto para o WRC, caso se venha a verificar a mudança de paradigma, na categoria mais alta do rally mundial.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para além de leve, este carro tem altos níveis de aderência, o que acaba por surpreender pelas prestações, demorando apenas 1.8 segundos a acelerar dos 0-100km/h.

Para além disso, este carro de competição elétrico destaca-se naturalmente pelo baixo peso e excelente apuro dinâmico. Baseado no Ford Fiesta ST, tem três motores elétricos – dois acoplados ao eixo traseiro e um ao dianteiro – que foram especificamente desenvolvidos para competição.

Para tornar estes números possíveis, ele equipa 3 motores eléctricos que debitam cerca de 600 cv de potência e 1.100 Nm de binário, sendo este um carro eléctrico, estes valores estão à distancia de um calcar de acelerador…