GPF

Na busca de reduzir ainda mais as emissões dos veículos, a norma WLTP, introduziu um novo filtro de partículas para os carros a gasolina vendidos na Europa, após setembro de 2018. O objectivo, é tornar os carros menos poluentes, mas será que isso tem impacto na performance dos mesmos?

Na Europa, todos os veículos modernos movidos a diesel, vêm com um filtro de partículas para reduzir as emissões. Segundo as novas normas europeias, os novos carros movidos a gasolina, também passaram a ter que usar um dispositivo semelhante, chamado de GPF.

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Para testar os novos efeitos do GPF no desempenho de um carro, a equipa da Carwow, decidiu colocar dois Audi RS 3s lado a lado, para uma drag race.

Um dos RS 3 é de 2017, pelo que, ainda não tem o GPF instalado, enquanto o outro,. é o modelo de 2019 e já tem um GPF instalado, mas será que as suas prestações o irão prejudicar?

Com base nos resultados da corrida, é complicado determinar se as prestações são ou não influenciadas, já que o RS 3 pré-GPF, parece ser mais rápido a arrancar, enquanto RS 3 de 2019, parece ter uma faixa intermedia mais rápida. A velocidades superiores, o modelo de 2017, parece distanciar-se com maior facilidade do modelo mais recente.

Com estes dados tão pouco conclusivos, o teste passou para um banco de potência, onde aí sim, seria possível ver em concreto, as diferenças de potência entre os dois modelos.

No banco, os dois carros acusara, 355cv às rodas e 405cv de potência total, mas olhando para os gráficos, vemos que o modelo de 2017, tem o seu pico de binário, 500 rpm mais cedo, quando comparado com o modelo de 2019. Quando olhamos para a extremidade superior da faixa de rotações, vemos que a curva de binário do modelo de 2017 diminui lentamente, enquanto o modelo com GPF, tem um declínio mais acentuado de binário.

Embora os números de potência possam parecer os mesmos, olhando para os gráficos, concluímos que a instalação de um GPF, afecta a entrega de potência dos carros. No entanto, será esta pequena diferença notável pelo condutor?