carkey

As chaves digitais dos carros, são cada vez mais comuns, mas ao que parece, estão prestes a sofrer uma grande evolução com a ajuda da Apple. A empresa norte americana, lançou uma versão beta do iOS 13.4 para developers e na release note, vem descrita uma nova função, chamada de CarKey, que ficará disponível para o iPhone e Apple Watch.

Como o nome sugere, esta funcionalidade, permitirá que os utilizadores bloqueiem, desbloqueiem e liguem veículos compatíveis, através da tecnologia NFC (Near Field Communication).

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Com esta feature, os utilizadores simplesmente precisariam de encostar o iPhone ou o Apple Watch no leitor de NFC e ele funcionaria automaticamente, sem precisar usar o Face ID.

Além de permitir que os proprietários desbloqueiem o seu carro sem uma chave física, isto permite que eles dêem acesso a amigos e familiares, através de um convite que será enviado para a pessoa desejada.

Embora provavelmente demore algum tempo para que o iOS 13.4 seja lançado ao público, parece que o CarKey, é um resultado direto do envolvimento da Apple com a Car Connectivity Consortium.

Es grupo, tem mais de 100 membros, onde se incluem marcas como a BMW, GM, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Mercedes, PSA, Renault, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo.

carkey

Este consorcio desenvolveu o Digital Key 1.0 em 2018 e desde então, eles estão a trabalhar para finalizar a versão 2.0. A nova especificação usa NFC, mas incorpora um chip de segurança separado.

Além de melhorar a segurança, permitirá que a chave digital seja usada, mesmo quando a bateria de um smartphone está tão baixa, que este não possa ser ligado.

O Consórcio também estará a preparar uma versão 3.0, que irá utilizar a tecnologia Bluetooth Low Energy e Ultra-Wideband. Isso promete tornar as chaves digitais muito mais fáceis de usar, pois as pessoas não precisarão de encostar o telefone a um leitor de NFC, em vez disso, eles podem simplesmente deixá-lo no bolso e o telefone será reconhecido de imediato.