vidro do carro

Quantos de vocês, já olharam para o vidro do vosso carro e perguntaram, qual a função daqueles pontos pretos à volta do pára-brisas? Qual será o propósito real da sua colocação?

Os pontos que vocês vêm, são chamados de FRIT e são um componente muito importante do para-brisa. O FRIT, é basicamente uma tinta cerâmica cozida no vidro e existe, para criar uma superfície mais aderente à cola que é utilizada para segurar o pára-brisas, fazendo com que ele permaneça sempre fixo a nosso carro.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A banda protege também o selante da radiação UV do lado de fora, pois o material, pode ser enfraquecido pela exposição direta à luz solar ao longo do tempo.

Além disso, os pontos pretos servem um propósito duplo, os para-brisas são feitos recorrendo a um forno, mas como a banda de FRIT aquece mais rápido que o próprio vidro, isto pode levar a distorções ópticas, por isso mesmo, é adicionado um conjunto de pontos padronizados, para ajudar a espalhar a temperatura de maneira mais uniforme e evitar distorções.

Alguns carros, ainda apresentam um conjunto adicional de pontos colocados logo atrás do espelho retrovisor, de forma a bloquear suavemente o sol na área do para-brisa, normalmente deixada descoberta pelas viseiras.