Mercedes C111 / II

O Mercedes C111 / II, está a comemorar o seu 50º aniversário, este carro, que estreou no Salão Automóvel de Genebra de 1970, fazia parte dos planos da Mercedes, para o desenvolvimento de um super-carro.

A sua estreia, causou uma enorme sensação, pois a Mercedes experimentou diferentes tipos de motores nas várias versões do seu concept car. Nos dois primeiros modelos, a potência veio de uma unidade Wankel com quatro rotores.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Com um pintura metálica em laranja Weissherbst, o Mercedes C111 / II apresenta uma carroceria em forma de cunha, com portas em forma de asa de gaivota e até, duas bagageiras, graças á inclusão do motor em posição central.

O Mercedes C111 / II, destacou-se ainda por ter sido, o primeiro veículo do mundo, projectado totalmente em computador. Com esta tecnologia, a Mercedes conseguiu calcular cargas dinâmicas e diminui o seu período de desenvolvimento em quatro meses.

Embora numa fase inicial a Mercedes tenha colocado um motor de quatro rotores, a versão final do C111 / II, acabou mesmo por equipar um motor V8 de 3,5 litros.

A Mercedes deixou claro desde o início, que este carro era apenas um concept car, mas isso não fez, com que tenham existido diversos clientes, a pressionar a marca a alemã, para levar este modelo para produção.

Infelizmente, a crise do petróleo fez com que C111 não chegasse a produção, mas permanece até hoje, um dos concept cars mais emocionantes da sua época.