As casas de leilões, são verdadeiras minas de ouro, quando se trata de encontrar clássicos desportivos, quer sejam eles modelos de estrada, ou de competição. Recentemente, trouxemos aqui o Porsche 911 993 GT2, que foi vendido em leilão, por perto de 1 Milhão de Euros. Mas hoje, o que trazemos aqui, é um magnifico exemplar do Grupo B, um Lancia 037 Rally Evo 2 Group B de 1984.

O projecto de desenvolvimento da Lancia 037, foi supervisionado pelo engenheiro chefe da marca, Sergio Limone e envolveu as casas italianas mais importantes do desporto automóvel da altura, Dallara, Pininfarina e Abarth, uniram esforços no desenvolvimento do 037.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Este monstro com motor central, equipa com um bloco de quatro cilindros turbo. Os primeiros 037s usaram um carburador Weber, mas após uma fase de evolução, a Lancia estreou o Evo 1, com injeção de combustível.

No entanto, o último e mais importante desenvolvimento foi o Evo 2, projectado para o campeonato do mundo de rallys de 1984. Este, já equipa um motor turbo com 2.111 cm3. Outras das melhorias, foram o novo sistema de escape e novos coletores de admissão, que serviram para aumentar o fluxo de ar. Essas melhorias mecânicas, garantiram ao Evo 2 uma potência de 325 CV às 8.000 rpm.

Para facilitar a identificação visual, o Evo 2 dispensou o para-choques traseiro, o que também se traduziu em poupança de peso. De acordo com os regulamentos de homologação, a Lancia fabricou apenas 20 037 Evo 2.

Este veículo que está agora à venda, tem o certificado de autenticidade ‘Abarth Classiche’, com o número de chassi ZLA151AR000000411 e foi construído pela Abarth no final de 1983, mais especificamente, a 2 de Novembro e tem a matricula italiana ‘TO W67780’.

Juntamente com o veículo, são anexadas cópias da documentação, matrícula e documentos do chassi, comprovando toda a sua autenticidade. Este, é o décimo primeiro, dos vinte Lancia 037 Evo 2.

Este 037 evo 2, foi atribuído à equipa de satélite da marca, Jolly Club, que pintou o carro nas cores do patrocinador oficial, a ToTip. Este carro, nunca chegou a participar no Rally de Portugal, no entanto, conseguem ver todo o seu histórico de corridas aqui.

Em outubro de 2014, o departamento ‘Abarth Classiche’, concedeu a este Lancia 037 Rally Evo 2 Group B a sua certificação ‘Abarth Classiche’, com todos os componentes mecânicos confirmados como totalmente originais e de acordo com as especificações originais.

Não sabemos o preço de venda do veículo, mas se vocês estiverem interessados, entrem em contato com a Girardo & Co, através do escritório britânico ou da sede italiana. Quem comprar este carro, leva certamente para casa, um pedaço da história do Campeonato Mundial de Ralis.