Delta S4 vs Lancia 037

As rivalidades são inevitáveis ​​em qualquer competição e na indústria automóvel, não é diferente. Houveram duelos lendários entre diferentes fabricantes, um dos exemplos mais famosos, retratado à pouco tempo em filme, é o confronto entre a Ferrari e a Ford, nas 24 Horas de Le Mans.

Menos comum, é ver dois carros da mesma marca e da mesma equipa, a confrontarem-se. No entanto, foi isso que o canal de YouTube Girardo & Co. fez. Eles colocaram duas lendas do rally lado-a-lado, para uma drag race.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

De um lado, temos o Lancia 037, lançado em 1981. Ele teve a difícil tarefa de substituiu o Lancia Stratos, detentor de vários títulos no Campeonato Mundial de Rally. Ele tem uma aparência resolutamente desportiva e diretamente alinhada com a do Stratos. Mas o legado do 037, não se fica apenas pela aparência, pois ele é um autêntico míssil, pesa pouco mais de 800 kg e o seu motor de 2.0 litros turbo, desenvolve 320 cv.

Do outro lado, está o Delta S4 e este carro, representa o pináculo do desenvolvimento do Grupo B, embora tenha uma aparência mais sóbria, mais semelhante com a de um Lancia Delta normal, o Delta S4 é um autêntico monstro, que do seu motor 1.8 litros turbo de 4 cilindros, debita cerca de 465cv, que aliados aos seus 970 kg, o tornaram num dos carros mais competitivos da sua era.

Reza a lenda, que Henri Toivonen, que faleceu ao volante de um S4 no rally da Corsega, conseguiu fazer uma volta mais rápida em torno do Circuito do Estoril, com um Lancia S4, do que um F1 da época. Este carro vai também estar para sempre ligado ao fim do Grupo B, pois foi o acidente que vitimou Henri Toivonen, que antecipou o fim dos “Killer B’s”.

Olhando para os números, quase que conseguimos adivinhar qual o vencedor, mas o mais importante neste vídeo, não é ver o confronto entre dois carros, mas sim, entre 2 gerações que marcaram o desporto automóvel.