Corria o ano 2000, quando foi lançado o Opel Astra OPC, aquela que é a versão desportiva do Astra. Este carro, foi o responsável, por trazer as iniciais da então recém-criada divisão da Opel, a OPC, que servia para designar a Opel Performance Center.

Proposto exclusivamente na variante de três portas, o Astra OPC, foi equipado com o motor a gasolina 2.0 litros de 16V, que debitava 160 cv de potência. Graças também à configuração desportiva, bem como, ao sistema de travagem aprimorado, o carro atingia a velocidade máxima de 220 km / h e acelerava dos 0 aos 100km/h em 8,2 segundos. Esta primeira edição do OPC, foi produzida apenas para o mercado Europeu e foram vendidas cerca de 3000 unidades.

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Em 2002, a Opel introduziu no mercado um Astra OPC renovado, também disponível na variante Station Wagon. Este já equipava um motor a gasolina 2.0 Turbo, com 200 cv que alcançava uma velocidade máxima de 230 km / h.

Ao mesmo tempo, também foi apresentada a Opel Zafira OPC, uma carrinha familiar de 7 lugares, que prometia uma velocidade máxima de 220km/h, deste modelo, foram produzidas cerca de 12000 unidades.

Em 2005, ocorreu uma renovação na linha OPC, onde foram introduzidas novas versões do Opel Astra OPC e da Opel Zafira OPC, onde ambos os modelos equipavam um motor a gasolina 2.0 Turbo com 240cv.

Com estas alterações, o Opel Astra H passou a atingir uma velocidade máxima de 244 km/h e fazia dos 0-100 km/h em 6,4 segundos. Já a Opel Zafira OPC, passou a atingir os 231 km/h e passou a demorar 7,8 segundos a acelerar dos 0-100km/h.

Além disso, a gama OPC passou incluir um Vectra OPC, que equipava um motor a gasolina 2.8 V6 Turbo de 255 cv. Este carro foi disponibilizado numa variante de cinco portas. Esta configuração, permitia atingir uma velocidade máxima de 260 km e acelerar dos 0-100 km/h em 6,7 segundos.

Para além destes modelos, a sigla OPC ainda foi estendida a outros modelos da Opel, como é o caso do Corsa e do Meriva.