líquido de isqueiro

Uma coisa que me fascina nos motores de combustão interna, é a capacidade deles funcionarem com vários tipos de combustível. Eles conseguem funcionar com gasolina, etanol, GPL e o canal de Youtube Garage 54, tentou por um carro a funcionar com líquido de isqueiro.

O carro em questão, é um ZAZ-1103 Slavuta, um carro ucraniano e o líquido de isqueiro utilizado é o da famosa marca Zippo, cujo fluido é a nafta, uma mistura de hidrocarbonetos feita a partir de destilados de petróleo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O anfitrião do Garage 54, Vlad, coloca uma quantidade específica de gasolina numa tigela e a bomba de combustível a absorver esse combustível. Ele liga então o ZAZ e espera para ver, quanto tempo o carro fica a trabalhar até o combustível terminar.

Ele repete então esse método, mas desta vez com o líquido de isqueiro da Zippo, descobrindo que o carro funcionava 15 minutos, com apenas 200 ml de gasolina e aproximadamente 18 minutos com a mesma quantidade de líquido de isqueiro.

O próximo passo da experiência, passou por colocar mais liquido de isqueiro no depósito e levar o carro para dar uma volta, para ver como é que o carro se portava em estrada.