interior do pneu

É fácil esquecer, da importância dos pneus no sistema de amortecimento e como estes, funcionam em conjunto com o resto do sistema de suspensão. Eles desempenham um papel fundamental para que a viagem seja mais confortável, mas já imaginaram qual o aspecto do interior do pneu, durante a condução?

Para responder a esta questão, é necessário colocar uma câmara dentro do pneu e observar a deformação provocada pelo andamento do carro.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Foi isso que o YouTuber Warped Perception fez e através da colocação de ua câmara dentro do pneu, conseguiu ver toda a deformação provocada pelas irregularidades da estrada e das forças que actuam sob o pneu.

Inicialmente a uma velocidade mais baixa, vemos a deformação do pneu e alguns detritos a “saltar” no seu interior e é surpreendente, a violência com que o pneu vai ficando deformado.

Todo esse efeito, fica mais reflectido, quando o carro aumenta a velocidade e o pneu é colocado sobre mais stress, aí, a deformação do pneu é ainda mais evidente.

Com este vídeo, dá para entender um pouco do trabalho que o pneu faz e como é que ele vai absorvendo as irregularidades da estrada, de forma a que estas não passem para o interior do carro, tornando as viagens muito mais confortáveis.