Segundo o que foi noticiado na semana passada, a ANSR adquiriu mais 30 radares, onde 10 dos quais, são radares de velocidade média, que para além de registarem a velocidade do carro, conseguem calcular o tempo médio do troço, para aferira se o condutor esteve em excesso de velocidade.

Este tipo de radares não são novidade em alguns países da Europa, mas em Portugal acabam mesmo por ser uma estreia. Eles irão ser instalados no final de 2021 e irão ser adicionados á rede SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade).

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Mas afinal, onde vão estar localizados estes radares?

A sua localização irá ser móvel e poderão variar entre 20 localizações diferentes. Ou seja, o condutor nunca sabe onde eles poderão vir a ser montados. No entanto, estes irão estar assinalados pelo sinal de trânsito H42.

Na presença deste sinal, o condutor sabe que irá entrar numa zona, onde a sua velocidade média irá ser controlada e caso o tempo de viagem de ponto a ponto, seja menor do que aquele que seria normal, o condutor irá ser autuado.

Veja ainda: MULTAS POR EXCESSO DE VELOCIDADE, TUDO O QUE DEVEM SABER.

Embora a localização destes novos Radares de velocidade média seja desconhecida, a ANSR já divulgou, algumas das possíveis localizações, onde este novos tipo de radares poderão estar instalados.

  • EN109 -Bom Sucesso (Aveiro)
  • IC19 – Sintra
  • EN101 – Vila Verde
  • IC8 – Sertã
  • EN106 – Penafiel
  • EN5 – Palmela

Estes novos Radares de velocidade média, têm gerado bastante contestação e a ANSR, tem mesmo sido acusada de promover a caça à multa, em detrimento da prevenção rodoviária.