Com a chegada de novas tecnologias, a Euro NCAP teve de modificar os seus testes, de forma a adaptar os seus métodos de classificação. O carro que inaugurou esta nova série de testes, foi o Novo Toyota Yaris.
Os procedimentos de avaliação dos carros evoluíram e têm agora em consideração os equipamentos de segurança. Nesta novo conjunto de testes, os testes de colisão frontal foram também actualizados, e são agora mais exigentes.
Apesar da dificuldade acrescida, o novo Toyota Yaris, atingiu facilmente a classificação máxima de cinco estrelas.
Já subscreveram o nosso canal no Youtube?
No novo teste de colisão frontal, o embate é feito a 50 km, com um outro carro que segue em sentido contrário, ao passo que, nos anos anteriores, esta colisão era feita contra uma barreira deformável.
Nas imagens do vídeo, é claramente perceptível, que o impacto é mais violento, do que nos testes anteriores. O capot fica mais dobrado, e as rachaduras no pára-brisa, são também muito mais pronunciadas.
O embate lateral teve também alterações e este teste, viu a sua velocidade aumentar de 50 para 60 km / h, um aumento que pode fazer a diferença em alguns modelos.
O novo Toyota Yaris saiu-se muito bem nestes novos testes e em grande parte, graças a um novo airbag central que evita que os ocupantes esbarrem uns nos outros. O novo Toyota Yaris obtém 81% para proteção infantil, 86% para a protecção de adultos e 78% para proteção de peões e ciclistas.