akio toyoda

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corp., é um ávido fã de desportos motorizados, piloto de corridas e entusiasta de carros desportivos. Tudo isto, tornam-no num dos CEO mais importantes do sector automóvel, pois ele, passa esta sua paixão, para os novos projectos da Toyota, como é o caso do novo Toyota Yaris GR, do qual o próprio, participou desde o primeiro dia no seu desenvolvimento.

E quando dizemos que ele participou no desenvolvimento, não foi atrás de uma mesa de reuniões com os engenheiros da Toyota, mas sim, atrás do volante, conduzindo e participando directamente com pilotos e engenheiros, no processo de criação.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Toyoda juntou-se a Tommi Mäkinen, chefe da equipa Toyota Gazoo World Rally Championship, para desenvolver a versão de corrida do protótipo, que serviu de base para o Yaris GR, pois este modelo, foi desenvolvido com base em “reverse engineering”.

Confusos? Habitualmente, os carros de corrida são desenvolvidos a partir de um carro de estrada, no entanto, este Yaris GR, é um carro tão importante e tão especial, que sofreu o processo inverso de desenvolvimento.

Pois ele foi desenvolvido para a estrada, a partir de um carro de corrida, como se de um carro de holmogação se tratasse. Isto, mostra bem o empenho que a marca aplicou no desenvolvimento deste projecto, pois mesmo quando toda a gente dizia que a Toyota não conseguia, o seu CEO, acreditou nas valências da sua empresa e provou a toda a gente, aquilo que a Toyota era capaz de fazer.

Toyoda e Mäkinen, passaram horas sentados nos carros de desenvolvimento, de forma a testarem o carro em diferentes pisos e condições, pois segundo Akio Toyoda, um carro de corrida tem que durar apenas umas horas, mas um carro da Toyota, tem que durar mais de 20 ou 30 anos, sem dar problemas.

Todo este trabalho de desenvolvimento, culminou no Yaris GR, o primeiro carro desportivo com tracção integral, em muitos anos, criado de raiz pela marca japonesa.

A nós amantes de carros, resta-nos esperar até ao final do ano, data prevista para o lançamento do Yaris GR, para poder disfrutar, de todo este empenho e trabalho aplicado neste modelo.

Certamente haverá oportunidade para o trazer para ensaio no nosso canal de Youtube, mas até lá, convido-vos a subscrever e activarem as notificações, para não perderem nenhum dos nossos ensaios.