Polestar em tribunal

O que é que marca Polestar tem em comum com a Citroën? Muito pouco, à primeira vista, mas os advogados que representam a marca francesa, levaram a divisão de luxo da Volvo a tribunal, por causa de uma disputa relacionada com o logotipo.

A Citroën usa o seu logotipo de duplo chivon, desde o seu início em 1919. O fundador da empresa, André Citroën, escolheu-o, porque antes de entrar na indústria automóvel, vendia engrenagens com dentes em forma de divisa.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O logotipo da Polestar, tornou-se no centro das atenções, quando a Geely e a Volvo, transformaram esta marca associada aos modelos de performance da Volvo, numa marca independente em 2017 , cujo logo, é uma estrela polar, tal como o nome indica.

Engrenagens e estrelas à parte, a probabilidade de alguém confundir um Citroën com um Polestar devido ao logo, é bastante baixa, e o tribunal parisiense que recebeu o processo, reconheceu isso mesmo.

Mas, também levou em consideração a afirmação da Citroën, de que o logotipo que criou para sua divisão DS, foi também ele projectado utilizando divisas. A marca francesa, alegou ainda, que a Polestar redesenhou seu logotipo em 2017, uma década depois, de a Citroën ter registado os duplos chivons, como imagem de marca.

O tribunal francês aplicou à Polestar uma multa de 150.000 euros e impediu-a de vender os seus carros no mercado francês durante seis meses.

Dado que a Polestar ainda não opera em França, este decisão não irá ter qualquer tipo de impacto nas vendas da marca, até porque, não estava previsto começar a operar nos próximos meses.