wrc

O Campeonato Mundial de Rallys começou em janeiro deste ano, com um plano de treze provas previstas. Depois de realizar os Rallys de Monte Carlo, da Suécia e do México, o Coronavirus conquistou o mundo e levou ao cancelamento ou adiamento, das restantes etapas, onde se inclui o Rally de Portugal.

Depois de a Europa voltar a uma relativa normalidade, durante grande parte do verão e início do outono, a FIA, conseguiu realizar algumas etapas do campeonato do mundo, mas sempre com diversas restrições.

Mas com os casos a começarem a aumentar novamente, o Rally de Ypres, foi a nova vitima, tendo visto a sua realização cancelada.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

É possível que o Rally de Monza, a última etapa de 2020, agendado para dezembro, corra conforme o planejado, já que grande parte do evento, acontece dentro do Autodromo Nazionale di Monza.

Ao contrário de outros eventos de automobilismo, os ralis da WRC podem frequentemente percorrer centenas de quilómetros nas vias públicas. Isso torna difícil policiar se os espectadores têm permissão para entrar, se estão a usar proteção pessoal adequada e se estão devidamente distanciados.

A temporada de 2021 do WRC, está programada para começar com o Rally Monte Carlo no dia 21 de janeiro, no entanto, dado o número crescente de casos, existe uma forte possibilidade, de pelo menos o arranque da temporada estar comprometida.

Para salvar a época, talvez o campeonato do mundo tenha que se adaptar, de forma a realizar mais eventos em locais fechados, como é o caso da etapa que se irá realizar em Monza.

Tudo vai depender da evolução do vírus e de como os diferentes países se vão adaptar para dar a volta à situação, mas se nada mudar e o número de casos continuar a aumentar, é muito provável que em 2021 o campeonato do mundo de rallys, possa mesmo, a não vir a acontecer.