citroen zabrus

As marcas de automóveis, desenvolvem diversos concept cars, com o intuito de preparar e desenvolver os modelos que acabam por chegar a produção. No entanto, existem projectos, que acabam por não “sair do papel” e que uns anos mais tarde, quando revelados, acabamos por pensar, que aquele teria sido um carro fantástico. E é esse mesmo pensamento, que o Citroen Zabrus nos deixa quando olhamos para ele.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

As suas linhas, foram criadas pela casa Bertone, que foi responsável pelo Miura e pelo Stratos, o que daí já se podia esperar um design futurista e bastante arrojado.

Quanto ao motor, já não era tão apaixonante, pois equipava um 2.1 litros turbo, de 4 cilindros em linha que debitava 197. Este motor era proveniente do BX 4TC, criado especialmente para o Grupo B do WRC.

No entanto, o Citroen Zabrus tinha um desempenho impressionante, para um hot hatch dos anos 80. De acordo com a marca francesa, o carro atingia os 0-100km/h em 7.5seg e atingia uma velocidade máxima de 225km/h.

Outros toques interessantes do carro, incluíam um painel totalmente digital em LCD em todo o comprimento do tabliet, algo que as marcas só estão a começar a fazer agora.

Como muitos outros concept cars, o Zabrus não foi colocado em produção, o que ainda é uma pena considerando todo o potencial que tinha.