combustíveis mais caros

Com o inicio do novo ano, as taxas indexadas aos combustíveis fosseis são actualizadas, o que consequentemente significa, combustíveis mais caros. Mas sabe, quanto é que vai pagar a mais quando for abastecer o seu carro a partir do dia 1 de Janeiro?

Segundo o decreto de lei, esta medida, prevê actualizar o imposto resultante sobre a taxa de carbono, e tem como objectivo, promover a descarbonização e a transição energética para fontes de energia mais limpas.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O decreto-lei que fixa a taxa de carbono para 2021, já foi publicado em Diário da República e pode ser consulado aqui.

De acordo com o documento, a taxa de vai passar de 23,619 euros por tonelada de CO2, preço praticado em 2020, para 23,921 euros por tonelada de CO2, já a partir do dia 1 de Janeiro de 2021.

Isto significa combustíveis mais caros, mas em que ordem de grandeza? O Diesel irá passar a ter uma taxa de 5.9 cêntimos por litro, enquanto que a gasolina, irá ter uma taxa de 5,4 cêntimos por litro. O GPL irá também ficar mais caro, passando a ter uma taxa de 6,9 cêntimos por kg. O que representa um aumento de 1 cêntimo por litro em cada um dos combustíveis.