Em Portugal, o controlo de velocidade utilizando radares fixos ou móveis, é uma prática cada vez mais comum, por parte dos agentes da autoridade. Por isso mesmo e de forma a evitar ser apanhado desprevenido, muitas pessoas optam por comprar detectores de radares.

No entanto, a utilização deste tipo de dispositivos é ilegal em Portugal e a sua utilização, confere uma contra-ordenação prevista no código da estrada.

Mais propriamente no ponto 3 do Artigo 84º, onde podemos ler: “É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O que me acontece se for apanhado com um detector de radares?

Esta situação também está prevista no Artigo 84º do código da estrada, onde o ponto 5 refere que: “Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500 e com perda dos objetos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efetiva remoção e apreensão daqueles objetos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 5 do artigo 161.º

Ou seja, caso sejam apanhados a utilizar um destes dispositivos, terão que efectuar a entrega do equipamento, caso não seja possível, o carro é apreendido para que possa ser fiscalizado. Para alem disso, terão que pagar uma multa, que vai dos 500 aos 2500 Euros.

De referir ainda, que as autoridades têm dispositivos que detectam detectores de radares, pelo que, caso utilizes um desses dispositivos, podes muito bem ser mandado parar por um carro da polícia, que detecte a utilização indevida, de um destes dispositivos.

Aplicações como o Waze, que te avisam da localização dos radares, são completamente legais, pois a informação é colocada por utilizadores numa base de dados e não utiliza qualquer tipo de sensores, para detectar onde se encontram os radares da policia.