mitos sobre radares

Basta pesquisar em alguns fóruns ou grupos do Facebook, para de quando em vez, aparecerem alguns mitos sobre os radares. Alguns embora pareçam bem fundamentados, podem levar ao engano algumas pessoas e a levar a facilitismos, que no fim, resultam em multas.

Para te ajudar aperceber o que é verdade e o que não é, hoje vamos expor alguns dos mitos sobre os radares, para que não te deixes ir em cantigas e no fim, não acabes com uma multa em casa.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Esquemas para esconder a matricula

Esta já é velhinha, no entanto, ainda há quem caia no conto do vigário. Para este mito já vimos de tudo, desde borrifar a matricula com spray fixador ou um spray ‘especial’, até à colocação de alguns adesivos de efeito reflector.

Sem falar, daqueles que dizem que colocar um CD no retrovisor enganava os radares.

Para começar, nenhuma das tentativas é eficaz contra os radares de velocidade modernos, se é que alguma vez foram.

Por outro lado, é preciso saber que circular com a matricula danificada ou alterada, pode ser motivo de multa e claro, caso sejam apanhados, é muito fácil saber se foi feito de forma meticulosa ou não.

Com os sistemas todos informatizados, basta à policia colocar a matricula no sistema, para saber todos os detalhes sobre o carro, pelo que, embora tentem ocultar a matricula, não é muito difícil vocês serem apanhados na mesma.

‘A velocidades muito altas o radar não me apanha.’

Os radares actuais utilizados pela polícia, conseguem captar velocidades superiores a 320km/h, pelo que, a não ser que tenham um Super-Desportivo capaz de atingir velocidades bem superiores, este mito não faz qualquer sentido.

Até porque caso circulem a esta velocidade, o mais certo, é serem apanhados na próxima bomba de combustível, pois carros destes a estas velocidades, têm uma tendência natural para ficar sem combustível rápidamente.

Os Radares não funcionam à noite

Uma coisa é certa, podem não existir tantos radares móveis à noite, isso é um facto, no entanto não é por ser de noite que os radares fixos deixam de estar ao serviço.

E se pensam que com o breu da noite eles deixam de ser mais eficazes, é porque nunca sentiram o clarão do flash de um radar, a disparar nas vossas costas… Acreditem, a sensação é a mesma do que verem um fantasma…

Detectores de radares

Esta é possivelmente a única maneira de vocês evitarem ser multados, no entanto, como já foi discutido aqui no nosso site, estes dispositivos são ilegais e já existem detectores de detectores de radares, que são usados pela policia.

Caso sejam apanhados com um, vão desejar apenas ter que pagar a multa, pois podem encorrer em crime e ficar com a viatura e documentos apreendidos.

E tu quais os mitos sobre radares que já ouviste? Partilha connosco na caixa de comentários.