Quando falamos em Toyota e Subaru, a primeira coisa que nos vem à cabeça, são os anos 80 e 90, com os carros do Grupo A do WRC e com isso, os carros de estrada que derivaram das máquinas de rally.

No entanto, nos últimos anos, ambas as marcas japonesas, perderam o rumo daquilo a que nos habituaram e começaram a trazer carros menos interessantes.

No caso da Toyota, trouxe carros banais e aborrecidos, tendo-se focado mais nas tecnologias híbridas. Enquanto que a Subaru, não se conseguiu reinventar e embora os modelos WRX sejam carros fantásticos, não foram suficientes para manter a mistica em torno da marca, especialmente no mercado europeu.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Mas ao que parece, as coisas estão a mudar. A Toyota, há 6 anos que marca presença no campeonato do mundo de rallys, onde já ganhou o titulo em 2019 e o ano de 2020, serviu para se afirmar como uma marca capaz de fazer bons carros desportivos, como é o caso do GR Supra e GR Yaris.

Quanto à Subaru, depois de há quase 10 anos, em parceria com a Toyota, ter desenvolvido o BRZ, modelo que se encontra agora na sua segunda geração, parece que está novamente a colaborar com a Toyota, para desta vez, produzir um hot-hatch..

Os rumores, foram lançados pela revista Best Car e pelo site site australiano CarsGuide, que dizem que o carro terá um motor 2.4l boxer, presente nos modelos, Subaru Ascent, Legacy e Outback e que deverá equipar um sistema de tracção integral proveniente do GR Yaris.

A apresentação deste carro, deverá acontecer já no próximo ano e deverá derivar em 2 modelos, um GR para se juntar à familia de desportivos da Toyota e um WRX, que poderá muito bem ser, uma nova versão do Impreza WRX.

Esta poderá ser a última tentativa da Subaru, em se manter no mercado Europeu, pois dadas as fracas vendas dos últimos anos, a retirada da Europa está a ser considerada por parte da Subaru.

Caso esta parceria corra bem e este modelo tenha mesmo sucesso, será esta uma maneira de voltar a ver a Subaru a correr no campeonato do mundo de rallys?