aquaplanagem

A Italdesign, é conhecida por criar veículos como o Nissan GT-R 50, no entanto, esta empresa também se foca no desenvolvimento de novas tecnologias, de forma a tornar a condução mais segura. O mais recente desenvolvimento, foi um sistema, que promete acabar de vez com o perigo da aqualplanagem.

Este problema, causa dezenas de milhares de acidentes todos os anos, e num esforço conjunto, a Italdesign, a Bosch e a Easyrain, desenvolveram um sistema inovador, que evita que os veículos percam tracção, quando entram numa zona coberta por água.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O Aquaplaning Intelligent System (AIS), possui sensores e software que foram projectados para detectar o início da aquaplanagem. Quando isso ocorre, um jato de água, é pulverizado à frente das rodas dianteiras, quebrando a camada excessiva de água, que se encontra no asfalto e que os pneus não conseguem escoar.

Com a água fora do caminho, a aderência é restaurada e o veículo fica mais fácil de controlar. Num teste real, a diferença é obvia e o Audi com o AIS desligado perde a aderência, logo após entrar na poça d’água. Com o sistema ligado, o condutor tem um maior controlo sobre o veículo.

A Easyrain, diz que os testes mostraram, que o sistema melhora o desempenho do veículo em 35% em linha reta e em 30% nas curvas. Os resultados são promissores e as três empresas vão continuar a desenvolver o sistema.

Embora não haja previsão de quando esta tecnologia possa ser equipada de serie num carro, a Easyrain refere que o sistema foi projectado, para uso desde em veículos convencionais a veículos eléctricos ou até mesmo com condução autónoma.