Cada vez mais os carros clássicos são vistos como investimentos de futuro, pois dependendo do modelo e do hype que existe em torno dele, de um momento para o outro, o seu preço pode disparar.

Para quem está a pensar em investir num clássico, este Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1600 Corsa, pode ser muito bem um negócio a ter em conta. Este carro está à venda no site alemão Mechatronick e é um exemplar de 1969. Ele foi totalmente restaurado e para o levarem para casa, vão ter que desembolsar cerca de 309 mil Euros.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Claro que um carro destes não pode ser comprado apenas de forma fria e calculista, pois estamos a falar num dos melhores carros que a Itália já produziu. Este é um carro de corrida com um coração italiano de 1,6 litro com mais de 170 cavalos de potência. Aos olhos de hoje podem não parecer números muito expressivos mas à época, era sem dúvida, um carro cheio de pedigree.

A combinação do azul da carroceria, com o preto dos interiores em Alcântara, oferece uma bela combinação de cores, mas esses aspectos ficam em segundo plano, quando comparados com as emoções dinâmicas desta bela máquina.

O “A” em GTA, significa “Alleggerita“, ou seja, mostra que estamos na presença de um peso pluma. São 740 quilogramas de pura raça italiana, peso que o Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1600 Corsa consegue obter, graças ao uso extensivo de componentes de alumínio e à adoção de janelas laterais em Perspex.

O processo de emagrecimento, foi gerido pelos homens do departamento desportivo de Carlo Chiti que, para este modelo, aproveitaram a experiência acumulada no mundo das corridas.

Recorde-se que foram criadas apenas 500 unidades do Gran Turismo Alleggerita, cujo objectivo era competir no European Touring Championship, onde os seus resultados foram brilhantes.

O carro vendido pela Mechatronik, segundo as informações disponibilizadas, foi concluído a 19 de fevereiro de 1969 e cumpriu com o seu objectivo, correr em pista.

Dos resultados obtidos, destaca-se o terceiro lugar da classe na corrida AvD / ACS em Hockenheim, no dia 25 de agosto de 1973. O carro pode ser utilizado em estrada, mas para se aproveitar a 100% deste puro italiano, o melhor mesmo é recorrer a uma bela estrada de montanha, cheia de curvas retorcidas, capazes de retirar o melhor que este carro tem para oferecer.