test drive

Aqui na MotorSpot, temos oportunidade de conduzir dezenas de viaturas todos os anos, para vos trazer os melhores ensaios para o nosso canal de Youtube. (Se ainda não conheces os nosso vídeos clica aqui!!!)

Na grande maioria das vezes, até à data do ensaio, nunca havíamos entrado nas viaturas, o que faz, com que a primeira viagem e o primeiro contacto, sejam a melhor forma de ficarmos a conhecer o carro, de o sentir, mas acima de tudo, de ficar com a primeira impressão, se aquele carro tem ou não potencial para nos surpreender.

Este momento de descoberta, é em tudo semelhante, ao momento em que vais fazer um test drive ao carro que queres comprar, por isso mesmo, hoje vamos dar-te algumas dicas, para conseguires entender se “aquele carro”, é realmente aquilo que tu procuras.

O aspecto

Esta é a parte fácil de avaliar um carro, ou se gosta, ou não… Mas é também a parte mais discutida e nem sempre gera consenso. Mas a maneira mais simples de entenderes se aquele é o carro certo para ti, é o factor “olhar para trás”.

Este momento, acontece sempre que estacionas o carro e tens a necessidade de olhar para trás para o voltar a contemplar. Se o carro não te desperta esse efeito, é porque não é o carro ideal para ti.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O conforto

Se a questão da estética está ultrapassada, ou simplesmente, não ligas muito ao visual do carro, este é o próximo ponto a ter em conta. Entra dentro do carro e sente-o…

Verifica se os materiais que estão ao teu redor são de boa qualidade, se visualmente o interior te agrada, mas acima de tudo, tenta entender se existem zonas propensas a originar barulhos parasitas com o passar do tempo.

Tenta abanar (gentilmente) zonas que não te pareçam tão sólidas, ou que tenham alguma flexão. Caso encontres algumas, o mais certo é daqui a uns tempos acabares por ter um daqueles barulhos chatos de plástico a ranger, sempre que passas numa estrada mais degradada.

Já sentado ao volante do carro, é importante que te sintas bem… Ajusta o banco e os espelhos de forma a encontrares uma posição agradável e que acima de tudo, não te cause desconforto durante a condução, afinal de contas, vais passar bastante tempo sentado ao volante do teu carro novo.

A Tecnologia

Hoje em dia, os carros trazem consigo 1001 sistemas diferentes, ecrãs com diferentes tamanhos e uma panóplia de opções, que por vezes podem ser difíceis de operar.

Quem já viu algum dos meus ensaios, sabe que não sou apologista da existência de demasiados comandos digitais e gosto sempre, que os carros tenham ainda comandos físicos, para ajudar nas operações mais básicas.

Por isso mesmo, deves interagir com o sistema de infotainment e com os demais comandos, de forma a entender se gostas do feeling daquele sistema.

Um dos aspectos mais importantes hoje em dia, para além do número de funcionalidades disponíveis, é o facto do sistema ter ou não, interligação com Apple Car Play ou Android Auto.

Quando efectuares este teste, deves faze-lo quer com o carro parado, para explorares a fundo o sistema, como em andamento, para verificar as distrações que ele te pode causar durante a condução.

Já seguem a MotorSpot no Instagram?

Condutor e carro devem ser só um…

Eis a parte mais importante ao tentar escolher um carro, a maneira como ele se comporta… Aqui, durante o test drive, deves levar o carro para estrada e tentar recriar um percurso familiar para ti.

Expor o carro a diferentes tipos de pisos e situações, ajuda a verificar se ele é confortável, se tem boas prestações e se te sentes bem ao seu volante, mas acima de tudo, ajuda também, a teres uma ideia dos consumos reais, que o carro possa fazer no teu dia-a-dia.

Para que estas dicas façam sentido, deves fazer um test drive, a um carro semelhante ao que queres comprar, quer a nível de equipamento, como a nível de motorização.