O novo Citroen C5 X, é a mais recente adição à gama da marca francesa e destaca-se, como sendo o novo porta-estandarte, daquilo que a Citroen tem para apresentar, no que toca à inovação e à tecnologia. Inspira-se fortemente no concept CXperience apresentado em 2016, adotando uma linha de tecto inclinada em forma de fastback na extremidade traseira e também, é o primeiro modelo, a apresentar o novo sistema de suspensão, que promete uma qualidade de condução ao estilo ‘tapete mágico’.

Ambas as extremidades do novo C5 X, apresentam as mais recentes luzes LED em forma de V da Citroen, uma sugestão de design, que foi vista pela primeira vez no novo C4, enquanto o resto do carro, se distingue pela sua altura ao solo, capon longo e linhas bastantes fluidas.

O novo Citroen C5 X mede 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, o que lhe confere um tamanho semelhante ao de uma VW Passat Variant. A distância entre eixos é bastante longa, medindo 2.785 mm, o que de acordo com a Citroen, garante excelente espaço para as pernas dos passageiros traseiros.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O novo modelo Citroen estará disponível tanto com híbrido plug-in, como com motorizações térmicas a gasolina. Na versão híbrida plug-in, contará com 225cv, provenientes de um motor 1.6 turbo a gasolina e um motor eléctrico. Em modo 100% eléctrico, deverá conseguir rodar até 135km/h sem o auxilio do motor a combustão e terá uma autonomia que ronda os 50km em ciclo WLTP.

No interior, destaca-se o ecrã de 12 polegadas, onde o sistema de infoentretenimento irá suportar reconhecimento de voz natural e apresenta ecrãs personalizáveis ​​com vários widgets.

Todas as variantes do novo C5 X, apresentarão o sistema de suspensão ‘Advanced Comfort’ da Citroen, mas os modelos híbridos plug-in, irão receber a nova versão Active de série, que terá três modos para escolher, com a configuração mais suave permite que o carro “deslize” sobre a estrada e a configuração mais firme, permite um controlo e precisão mais nítidos durante as curvas.

O novo modelo da Citroen apresenta uma longa lista de sistemas de segurança activos, incluindo Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, Blind Spot Detection e Rear Cross Traffic Alert, e Top 360 Vision Surround View Camera.

O novo Citroen C5 X estará à venda na Europa no final de 2021, com detalhes de preço a serem anunciados mais tarde.