ajudas à condução

Os sistemas de segurança hoje em dia, fazem parte de quase todos os carros novos e são decisivos, para garantir uma boa pontuação nos testes da EuroNCAP. Eles são cada vez mais avançados tecnologicamente, substituindo muitas vezes o condutor em situações de perigo, podendo detectar e reagir em questão de milissegundos, tudo em nome da segurança.

No entanto, até um determinado sistema estar completamente desenvolvido, são precisos fazer testes e de forma a evitar utilizar carros reais, pois caso o sistema falhe o carro acaba por sair danificado, são usados carros de teste feitos de “espuma”.

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Um desses veículos, é o Guided Soft Target (GST) da AB Dynamics, que recebeu uma nova versão, o GST120. O GST, usa um veículo fictício chamado Soft Car 360, que fica no topo de uma plataforma operada remotamente e feita de pedaços de espuma. Tanto a Euro NCAP quanto o NHTSA, usam o GST para testes do Advanced Driver Assist System (ADAS).

A nova versão, o GST120, tem agora uma velocidade máxima 120km/h, melhorando em relação à velocidade máxima de 100 km/h de seu antecessor. O aumento da velocidade máxima, permite melhores testes em situações, para as quais, a maioria dos sistemas do ADAS são projectados.

A unidade também tem uma capacidade de bateria aumentada, de forma a realizar testes mais extensos, bem como um sistema de travão ABS, para testes de travagem de emergência.

É realmente interessante, entender um pouco, de como é que são desenvolvidas todas as tecnologias que temos hoje em dia num carro novo. No próximo vídeo, podem ver um pouco, como é que todo o processo de testes é realizado, utilizando um GST120.