O já confuso mundo de emblemas de desempenho da VW, está prestes a ficar ainda ainda mais concorrido, pois depois de termos as siglas R, GTI, GTD e GTE, a VW está prestes a criar mais uma, a GTX, um novo apelido reservado para veículos elétricos de alta performance.

O primeiro modelo a receber a sigla GTX será baseado no ID.4, usando o motor duplo do crossover. As especificações serão semelhantes às do Skoda Enyaq vRS, ou seja cerca de 302cv distribuidos pelas quatro rodas, no entanto, temos que acrescer o peso de todo o conjunto, pelo que, este modelo deverá ter níveis de performance semelhantes aos do VW Tiguan R.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Este primeiro modelo GTX deverá conseguir atingir os 100km/h em 6,2 segundos e terá uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 180km/h, o que para um modelo de suposta performance, não tem números dignos de impressionar, ou sequer, rivalizar com as performances dos modelos da Tesla.

Nesta fase não sabemos o que tudo isto possa significar para o futuro a longo prazo de emblemas como o GTI ou R. Sabemos que os modelos GTE e GTD estão destinados a morrer, assim que os carros híbridos e a diesel deixem de ter representação na gama de modelos da VW, mas dado o legado dos modelos GTI, resta saber se esta será no futuro apenas uma recordação do passado, ou se os modelos GTX, possam vir a ser apenas uma ponte para a electrificação da sigla GTI.