i Hydrogen NEXT

O BMW i Hydrogen NEXT está cada vez mais perto de se tornar realidade, pois a marca alemã, reiterou que a “produção em pequenas séries” começará no final do próximo ano.

Baseado no X5, o i Hydrogen NEXT, apresenta dois tanques de plástico reforçado com fibra de carbono, que contêm um total de 6 kg de hidrogénio. Embora possa não pareça muito, a BMW referiu que a autonomia será comparável com as das variantes movidas a gasolina.

O hidrogénio é usado para gerar eletricidade, que alimenta um motor elétrico montado na parte traseira e produz até 369 cv. O modelo também possui uma bateria de alta tensão, que pode ser usada para fornecer uma “dose extra” de energia.

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A BMW com este projecto, vem reconhecer as potencialidades do hidrogénio face aos actuais veículos eléctricos, pois tem tempos de carregamento muito mais rápidos, semelhantes aos dos carros movidos a gasolina. No entanto, reconhece que as condições necessárias para que este tipo de veículos sejam massificados, ainda não estão reunidas, pois ainda faltam postos de abastecimento para tornar a rede ampla e com preços competitivos.

A União Europeia, tal como China, Japão e Coreia do Sul, já reconheceram a importância do hidrogénio verde para o sistema de energia do futuro, no entanto, a evolução e a implementação desta tecnologia vai ocorrer a velocidades diferentes, o que dificulta às marcas, fazer um investimento consolidado neste tipo de veículos.

No entanto, projectos como o i Hydrogen NEXT, mostram o interesse e a vontade das marcas em apostar no hidrogénio, como uma alternativa aos veículos 100% eléctricos.