michelin

A Michelin não desiste dos seus objetivos de sustentabilidade. Em fevereiro de 2021, a marca francesa anunciou os seus planos de produzir pneus 100% sustentáveis ​​até 2050. Esse marco ambicioso não será fácil de alcançar, mas o fabricante de pneus, está confiante que irá conseguir.

O mais recente avanço nesse objectivo, passa por utilizar garrafas de plástico na construção de pneus. Para isso, a Michelin fez parceria com a empresa francesa de bioquímica Carbios, de forma a utilizar a sua tecnologia de reciclagem enzimática.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

As garrafas de plástico de polietileno tereftalato (PET) descartáveis, ​​são responsáveis ​​por uma grande parte da poluição anual e a Michelin, deseja fazer um bom uso delas. Utilizando o processo da Carbios, a marca pode transformar resíduos de plástico PET, em fibras de reforço para os seus pneus.

Ao contrário da reciclagem termo-mecânica, a abordagem enzimática da Carbios, também preserva a integridade do produto. Algo importante para a Michelin, pois embora os objectivos ecológicos da marca sejam o objectivo principal, eles não querem sacrificar o desempenho a altas temperaturas do pneu.

Ainda há um longo caminho a percorrer, antes que a Michelin possa garantir o fabrico de pneus 100 por cento sustentáveis, mas o novo programa de reciclagem de resíduos de plástico PET, é um salto gigante em direção a esse objetivo.