PX08 AXD

Corria o ano de 2009 e o agora chefe de equipa da Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala, corria pela Ford M-Sport e ao volante do Focus WRC com chassi PX08 AXD, protagonizou um dos maiores acidentes na história do WRC.

Tudo aconteceu numa das especiais do Rally de Portugal, quando o piloto finlandês, chegou a uma curva com demasiada velocidade e ao tentar abrandar o carro, subiu um banco de terra, que fez com que este ficasse em apenas duas rodas, acabando por galgar o rail de segurança e capotando dezenas de vezes colina abaixo, apenas sendo parado por uma árvore.

Olhando para o carro e para os danos provocados pelo acidente, poderia-se julgar que este iria directamente para a sucata, mas a verdade, é que a equipa da M-Sport, conseguiu recuperar o carro com chassi PX08 AXD. Este foi utilizado mais tarde durante a época de 2010 e com o qual, o piloto Jari-Matti Latvala, conseguiu ganhar o rally da Finlândia nesse mesmo ano.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A última prova com este carro foi no rally de Grã-bertanha em 2010, onde Jari-Matti Latvala, acabou no terceiro lugar. Depois disso, o carro foi guardado e mantido à guarda da M-Sport (todo o histórico de corridas do carro pode ser consultado aqui).

A ligação com este carro começou em Portugal com um acidente brutal, que o próprio Jari-Matti Latvala, julgou que poderia ter contornos bem mais trágicos. Mas esta relação de amor-ódio acabou por perdurar até aos dias de hoje, sendo tão forte, que segundo o próprio Jari-Matti Latvala, este é o seu carro de rally favorito e que um dia, gostaria de o comprar para si.

Por isso mesmo e sabendo desta ligação, Sir Malcolm Wilson, patrão da M-Sport, decidiu guardar o carro para que caso um dia Jari-Matti Latvala decida comprar o carro, este esteja guardado à sua espera.

Esta é uma história que muitos desconhecem e que o canal de Youtube da WRC decidiu relembrar, pois tendo esta “história de amor” começado em Portugal, não fazia outro sentido, que não fosse contada durante o melhor rally do mundo, o Rally de Portugal.