Everrati

As conversões de carros clássicos para carros eléctricos, estão a tornar-se cada vez mais comuns, e se para alguns, esta é uma maneira de manter estes carros na estrada, para outros, é um autêntico desrespeito pela história do veículo.

Uma das mais recentes novidades neste campo, chega-nos pela mão da Everatti, uma empresa com sede no Reino Unido, especializada em converter carros clássicos para eléctricos. A sua mais recente conversão, é um Porsche 964 911 Signature Widebody, com uns impressionantes 500 cavalos de potência e tracção traseira.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Os 500 cavalos, são extraídos de apenas um motor eléctrico, que envia toda a potência para as rodas de trás, através de um diferencial auto-blocante. Para fornecer energia para o motor, foram colocadas baterias de 53 kWh, que segundo a Everrati, deverá dar a este carro uma autonomia de 240km. O sistema de carregamento integrado também suporta carregamento rápido, que permite carregar 90% da bateria, em pouco mais de uma hora.

Para além das alterações mecânicas, este Porsche 924 sofreu também alterações estruturais. Este foi todo restaurado, devolvendo-lhe a sua integridade original e contou ainda, com algumas alterações, onde incluiu guarda-lamas alargados em fibra de carbono, quer na parte da frente, como na parte traseira, as portas receberam o mesmo tratamento, de forma a serem mais leves, assim como o tejadilho, que também deixou de ser de aluminio, para passar a ser em fibra de carbono.

Já no interior, contamos com assentos com ajuste eléctrico estofados e personalizados. Indicadores que mostram a temperatura do motor e a carga das baterias, assim como, o novo sistema Porsche Classic Communications Management, que adiciona navegação e Apple CarPlay aos carros clássicos da marca.

A Everrati refere que todas as suas modificações são relativamente fáceis de reverter, caso o proprietário queira reinstalar o motor original no carro. Caso não queira, eles fazem uma bela peça de mobiliário com o motor antigo do carro.

Para obter um carro igual a este, os futuros donos terão que gastar cerca de 350000€, no entanto, existe uma versão ligeiramente mais barata, que custa a partir de 280000€, mas que tem “apenas” 440cv de potência.