Muitos fabricantes de automóveis, já traçaram as suas metas para atingir frotas de carros 100% elétricos. Algumas marcas pretendem alcançar essa meta até 2030, enquanto outras, colocaram esta meta para 2040. A Toyota não é um desses fabricantes, pois para a marca japonesa, os carros elétricos não são uma prioridade.

De acordo com Shigeki Terashi, membro do conselho de administração da Toyota, “é muito cedo para as marcas se concentrarem em apenas uma opção”. Em vez de se concentrar em apenas carros elétricos, o fabricante japonês irá diversificar a sua gama e irá oferecer veículos com motores a combustão, híbridos, híbridos plug-in, soluções a hidrogénio e veículos 100% elétricos até 2050.

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O diretor técnico da Toyota, Masahiko Maeda, acrescenta que “algumas pessoas adoram os veículos elétricos, mas outras não vêem as tecnologias actuais como convenientes”. Ele refere ainda que no final, o que importa é o que os clientes escolhem mediante as suas necessidades.

A lógica da Toyota por trás de uma abordagem mais lenta para a introdução dos veículos eléctricos, vai para além de apenas olhar para as previsões da demanda do consumidor. De acordo com alguns estudos, os materiais necessários para fabricar os veículos eléctricos e as suas baterias, podem ser responsáveis ​​por uma parcela maior das emissões totais, do que as emissões geradas pelos actuais veículos a combustão.

A marca japonesa diz que irá trabalhar para agilizar os seus processos de produção, de forma a reduzir o impacto ambiental na produção de veículos eléctricos, assim como, das outras soluções existentes. Para a Toyota, a questão da poluição vai para além das emissões geradas durante a circulação do carro, pois deve ser tido em conta todo o ciclo de produção e utilização do carro.