Kreisel

A Skoda está a comemorar 120 anos, na competição automóvel e para comemorar, decidiu lançar um carro de rally eléctrico. Apelidado de RE-X1 Kreisel, o concept é baseado no Fabia Rally2 evo e é o resultado de uma colaboração entre a Skoda Motorsport, Skoda Austria, a Kreisel Electric e a Baumschlager Rallye & Racing.

Para desenvolver este projecto, a Skoda adaptou um Fabia Rally2 evo para acomodar um motor elétrico da Kreisel. A empresa não entrou em muitos detalhes, mas o RE-X1 Kreisel, apresenta uma bateria de 52,5 kWh e um motor elétrico que produz 349 cv e 600 Nm de binário. Esta combinação torna o carro mais potente do que o carro de rally, que tem um motor de 1,6 litros turbo e desenvolve 287 cv e 425 Nm de binário.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para desenvolver o carro foram necessárias “modificações importantes”, já que a bateria de iões de lítio precisava ser montada o mais baixo possível. O carro também foi equipado com uma suspensão modificada e será acompanhado por uma estação de recarga de 200 kW em cada zona de assistência.

Embora o carro seja tecnicamente um concept, ele foi homologado pela Federação Austríaca de Automobilismo AMF (ÖAMTC), o que permite que o carro possa participar no Campeonato Austríaco de Rally já no final deste mês.