O ORA Punk Cat da Great Wall Motors, foi uma das estrelas Salão automóvel de Shanhgai que se realizou em Abril, mas o que é que este carro tem de tão especial? É em boa prática, um carro com linhas Retro, cuja “inspiração” foi baseada no design do Volkswagen Carocha.

Depois de ter sido apresentado, ao que parece, a Great Wall patenteou dois designs de dois modelos de cinco portas, que são em tudo semelhantes ao Beetle. Esta patente não serve apenas para poder ser comercializado na China, mas também na Europa, tendo este design sido registrando no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia.

De acordo com os documentos disponíveis online, a Great Wall apresentou dois pedidos de Registered Community Design (RCD) a 3 de junho de 2021, que foram então aprovados a 11 de junho. Um RCD concede ao seu titular “direitos exclusivos em todos os actuais e futuros Estados-Membros da União Europeia ”. É válido por cinco anos e pode ser renovado por um máximo de 25 anos, cinco anos de cada vez.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Analisando o design dos dois carros, um deles apresenta um design de cinco portas, possui ópticas circulares colocadas na parte superior do guarda-lamas e olhando para o carro, conseguimos perceber que o seu design é muito semelhante ao de um carocha.

O segundo design tem um ar mais retro e ao estilo dos modelos nos anos 60, onde os faróis deixaram de ter um formato redondo, para ter uma base cortada. A porta traseira parece cortar o para-choque e o nariz, tem uma protuberância mais pronunciada, como as versões dos anos 70.

Embora os designs pareçam à primeira vista duas variações do mesmo carro, quando vistos de frente e de trás, existem diferenças claras. Um tem os guarda-lamas mais largos, um tecto mais arredondado e o entalhe da porta traseira é mais estreito e quadrado. Mas a grande conclusão, é que os dois designs chineses, parecem mais com um Carocha original do que até mesmo, os modelos mais recentes do Beatle.

Agora resta saber, se depois deste registo de patentes e de todas estas semelhanças, a Volkswagen vai ou não, tomar medidas, de forma evitar que este modelo seja comercializado, pois existe uma forte possibilidade, que ele esteja a violar umas quantas patentes registadas pela marca alemã.