Dry ice blasting

O detalhe automóvel tem cada vez mais adeptos e em alguns casos, vai muito para além de apenas deixar o carro limpo por dentro e com um brilho saudável. Muitas das vezes, o detalhe é feito nas zonas mais escondidas do carro, mas que por isso, não deixam de ser mais importantes.

A técnica que hoje vamos abordar é a “Dry ice blasting“, e pode ser usada para “apenas” limpar peças, como ser utilizada, para o restauro de alguns componentes, na remoção de sujidades mais encrostadas ou até mesmo, remover pequenos indícios de corrosão.

O Dry ice blasting, ou jato de gelo seco se quisermos traduzir à letra, é um método não destrutivo para limpar superfícies com segurança, ou remover revestimentos indesejados, como tinta ou ferrugem e é mais comumente usado, para aplicações industriais e comerciais, utilizando o gelo seco como um meio de limpeza.

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Quando comparado com outros métodos de limpeza através do uso de jato, este método utilizando gelo seco, não cria resíduos secundários ou resíduos químicos, ao ser utilizado o gelo seco volta ao seu estado gasoso, voltando novamente à atmosfera.

No entanto, devido à sua alta concentração de carbono, esta técnica deve ser utilizada em espaços abertos e bastante arejados, de forma a que a concentração de carbono seja sempre a menor possível. O equipamento necessário é totalmente portátil, pelo que, este tipo de trabalhos pode ser feito em qualquer parte, desde que cumpra com as regras de segurança.

A máquina “apenas” precisa de ser carregada com o gelo seco, que através de um jato de ar, o seu vapor vai ser expelido a grande velocidade e ao entrar em contacto com a superfície danificada, procede à sua limpeza.

A vantagem da utilização desta técnica é que não é abrasiva, pelo que, permite limpar peças sem que exista o seu desgaste ou danificação da pintura, o que torna esta técnica ideal para o detalhe automóvel, especialmente em carros clássicos, onde a qualidade da pintura é crucial.

Da nossa pesquisa, não conseguimos apurar empresas que utilizem a técnica de Dry ice blasting no detalhe automóvel, mas tendo em conta os preços praticados em outros países, dado que esta é uma técnica bastantes especializada, os preços praticados, são também eles altos.