GR Super Sport

Segundo alguns rumores adiantados pela imprensa japonesa, o desenvolvimento do hipercarro da Toyota, o GR Super Sport, foi dado como suspenso, após um grave acidente, durante os testes de um protótipo.

Segundo os rumores, o programa de desenvolvimento da versão road legal do carro, foi cancelado completamente, embora o desenvolvimento do hipercarro Toyota GR010, que tem em vista a participação na nova categoria da Le Mans series, não deva ser afetado.

O suposto acidente terá ocorrido no mês passado no circuito de Fuji e fez, com que o carro tivesse sofrido danos gravíssimos, chegando mesmo a pegar fogo. Isto fez com que a Toyota puxasse o travão de emergência ao projecto e este tenha sido cancelado, pelo menos, para já.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A marca japonesa ainda não se pronunciou sobre o caso, pelo que, devemos ter novidades em breve sobre a continuidade do desenvolvimento do GR Super Sport.

Este hipercarro dois lugares e tração traseira, foi anunciado em 2018, quando os regulamentos de Le Mans para o Campeonato Mundial de Resistência da FIA, exigiam que os fabricantes baseassem os carros em modelos de estrada.

As novas regras, acabaram por eliminara a necessidade das marcas produzirem uma versão de estrada para efeitos de homologação, mas a marca japonesa, comprometeu-se a produzir o GR Super Sport, que seria uma edição limitada, acessível apenas a alguns clientes “especiais” da marca.

Até aqui, pouco se sabia sobre este carro, pois Toyota ainda mantinha este projecto sobre um apertado sigilo. Sabíamos apenas, que deveria equipar o motorTS050 Hybrid V6 bi-turbo de 2,4 litros electrificado, utilizado no carro de corrida e que deveria debitar cerca de 990cv.

Com estes recentes rumores, este projecto da Toyota pode muito bem não voltar a sair da prateleira, o que faz com que apenas possamos apreciar a versão de corrida, oGR010 Le Mans.