Todos nós temos muitas esperanças e expectativas quando compramos um carro novo, queremos que o carro seja divertido de conduzir, confortável, mas acima de tudo, esperamos que o carro seja seguro no momento de um embate.

Há meio século atrás, quando a segurança automóvel ainda estava nos seus primórdios, até o mais pequeno acidente de carro, podia fazer com que nós fossemos parar ao hospital. Todo o carro tinha elementos que nos podiam causar danos, botões pontiagudos, os paineis não tinham qualquer tipo de revestimento e os cintos de segurança embora já tivessem sido inventados pela Volvo, a sua utilização não era obrigatória.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Mas em 1972, a Volvo decidiu investir na segurança e desenvolveu o concept carVESC (Volvo Experimental Safety Car). Este carro veio-se a provar ter uma influência muito maior e mais duradoura sobre os veículos que o sucederam ao longo destes últimos anos.

À primeira vista, o VESC é muito semelhante ao Volvo 240 de 1974, carro esse, que a Volvo ainda estava a desenvolver na época. No entanto, o VESC possuía uma série de features que incluíam para-choques que amorteciam os impactos até 20km/h, e vigas de metal no tejadilho e nas portas que absorviam as forças de impacto, de forma a que o carro não dobrasse nas zonas mais frágeis.

Ele equipava também airbags dianteiros e traseiros, apoios de cabeça pop-up, ABS, corte automático do abastecimento de combustível, limpa faróis e suportes do motor, que foram projetados para puxar o motor para baixo e para longe dos ocupantes no caso de um acidente.

Algumas dessas tecnologias já haviam sido vistas antes, mas ninguém as tinha utilizado ao mesmo tempo num carro. Se olharmos para os carros de hoje em dia, o VESC serviu de tubo de ensaio para os carros que utilizamos no dia-a-dia.

É certo que este carro não é propriamente um carro capaz de ganhar um concurso de beleza, mas se hoje em dia nos podemos dar ao luxo de ter um acidente sem que nada nos aconteça, em muito temos a dever ao VESC e aos estudos que envolveram o desenvolvimento deste carro.