O carro eléctrico ainda é em muitos casos, visto como algo caro e inatingível a uma boa parte da população. E se a proposta de Tesla em disponibilizar um carro eléctrico por 25000€, causou uma excitação desmesurada no início, mas a verdade, é que até agora, essa meta ainda não foi cumprida, pelo menos aqui na Europa.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, reconheceu que para o consumidor médio, o preço dos carros eléctricos é um grande entrave na sua compra. Por isso mesmo, a Stellantis embarcou numa estratégia, de forma a poder reduzir os custos redundantes e se preparar, para o aumento de produção exigido pelo mercado.

Não nos queremos desconectar das classes médias. Se quisermos ter um custo acessível, produzindo uma nova tecnologia elétrica que custa 40% mais, precisamos de trabalhar mais para reduzir os custos ”, disse Carlos Tavares num evento online realizado em Detroit pela Automotive Press Association. “O preço é um problema e vai piorar quando a indústria automóvel mudar completamente para os carros elétricos.”

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Carlos Tavares estima que os preço dos carros eléctricos serão cerca de 40% mais altos, do que o dos carros a combustão. Isso deve-se aos investimentos necessários em novas tecnologias e esse custo, é muito alto para ser imputado a potenciais compradores.

A estratégia de fusão da qual surgiu a Stellantis, levou a uma redução significativa dos custos. O número de plataformas utilizada será menor, levando a uma reutilização das tecnologias desenvolvidas, tudo isto, fará com que os custos de desenvolvimento sejam diluídos pelas diferentes marcas do grupo, fazendo na teoria, com que os carros consigam ter um preço mais competitivo, com um menor custo de produção.