Renault 5 Cabriolet

O Renault 5 Cabriolet, não é o que se pode chamar de um carro usual, apesar de se basear nas fundações de um dos carros mais icónicos da marca francesa. Esta versãoCabriolet é o trabalho do fabricante de carrocerias belga EBS que, em 1985, apresentou um protótipo de um descapotável sem arco central baseado no citadino francês lançado em 1984.

Este protótipo agradou bastante aos responsáveis da marca, a ponto de se chegar a um acordo para que, no ano seguinte, em 1986, a Renaut fornecesse à EBS 5 exemplares para serem convertidos, para que pudesse ser feito um estudo para verificar a possibilidade desta versão poder chegar a produção.

No entanto, poucas semanas depois a direcção da Renault mudou, o que fez com que o projecto doRenault 5 Cabriolet fosse abortado algumas semanas depois. Contudo, a EBS não desistiu do projecto e decidiu, produzir de forma independente 1.400 unidades do Renault 5 Cabriolet, entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Aos dias de hoje, 1400 exemplares na escala da produção automóvel actual, obviamente não é muito, mas claro que as poucas unidades fabricadas, fizeram com que o carro se tornasse numa raridade. Actualmente, está um exemplar à venda na Holanda por cerca de 17.950 euros. Ele marca cerca de 113.000 quilómetros no odómetro e é baseado num Renault 5 GTS, produzindo assim cerca de 68 cavalos.

Este modelo teve direito a algumas modificações em relação a um Renault 5 Cabriolet normal, a começar pela presença de uma capota escura, que condiz com o cinzento ligeiramente azulado da carroçaria, foram instaladas jantes de liga leve, uma saída de escape mais larga do que a original, enquanto o interior é complementado com um volante Alpine.