Faltam menos de quatro meses para o final do ano, mas não é por isso que devemos dar o ano como fechado no que toca a novidades no mundo automóvel. Mesmo que ainda estejamos a ser assolados por uma pandemia e por uma crise na falta dos componentes electrónicos, que tem atrasado a produção de alguns modelos, as marcas não pararam de trabalhar e estão prontas para lançar alguns modelos ainda este ano. Confere aqui quais as novidades mais aguardadas para o que resta de 2021.

Peugeot 308

Este carro é tão importante para a Peugeot, que até o seu novo logotipo irá ser estreado com ele. O novo 308, entra agora na sua terceira geração e atinge um comprimento total de 4,36 metros, o que o torna um pouco maior do que a geração actual. Por dentro, a revolução é profunda: o iCockpit foi redesenhado para ser ainda mais ergonómico, com dois ecrãs de 10 e um novo sistema de infoentretenimento.

Há muita liberdade de escolha na hora de comprá-lo, pois pode escolher entre os motores tradicionais a gasolina ou diesel (1.2 PureTech com 110 e 130 cv, 1.5 BlueHDi com 130 cv) e até duas versões híbridas plug-in, com 180 e 225 cv. Não é suficiente? A versão 100% elétrica chegará mais tarde, enquanto a Station Wagon também já foi revelada.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Toyota Yaris Cross

Com base na atenção que este novo modelo atraiu, parece que a Toyota acertou na receita. Afinal, ele integrou um sistema híbrido à carroceria da moda, a de um B-SUV.

O Toyota Yaris Cross tem 4,18 metros de comprimento e apresenta formas regulares que prometem uma utilização inteligente do espaço interior. O motor híbrido desenvolve 116 cv e é um dos poucos modelos no segmento a oferecer tração integral, através de um segundo motor elétrico colocado no eixo traseiro.

Dacia Duster

Embora o concept do novo Dacia Duster já tenha sido apresentado, o que a marca romena preparou para 2021 é apenas um re-style do modelo apresentado em 2018. Como equipa que ganha não se mexe, as alterações estéticas são muito subtis e servem apenas para lhe dar um ar mais renovado e moderno, sem nunca beliscar os elementos que caracterizam a segunda geração do Duster.

Neste restyle, encontramos novas opticas com novas assinaturas em led, novas jantes de 16” e 17”, mas a grande novidade encontra-se no interior, pois temos um cocpit completamente redesenhado, que fornece mais conforto e mais tecnologia aos seus ocupantes.

Skoda Fabia

A nova versão do utilitário checo promete, como sempre, um espaço interior notável e uma grande bagageira de 380 litros, o modelo é agora baseado na plataforma MQB A0,que oferece mais espaço e um design mais moderno e elegante.

O interior do Skoda Fabia possui um ambiente racionalmente moderno e portanto muito agradável, graças às listras coloridas decorativas, à instrumentação digital e ao ecrã central de 9,2 polegadas. Ele virá apenas com motores a gasolina, um 1.0 MPI atmosférico com 65 ou 80 cv e um 1.0 TSI com 95 ou 110 cv.

VW Taigo

Quem partilha a mesma plataforma do Skoda Fabia, é o novo SUV Coupe da VW, oTaigo. Este novo modelo mede 4,26 metros de comprimento, um pouco maior do que o T-Roc e o seu grande objectivo, é competir como Renault Arcana, também ele um SUV Coupe, que se estreou no início de 2021 em solo Europeu.

Por dentro, o interior segue a linha daquilo que encontramos no Polo ou no T-ROC. A gama de motores inclui apenas versões a gasolina: 1.0 TSI com 95 ou 110 CV, também disponível com uma transmissão DSG de sete velocidades, ou 1.5 TSI com 150 CV.

Opel Astra

O Opel Astra é outro dos modelos que chega ao nosso país ainda antes do final do ano. A ruptura com o modelo anterior é total e o estilo lembra o Mokka. Embora tenha ainda 4,37 metros de comprimento, oferece uma maior distância entre eixos e uma bagageira mais generosa, com 422 litros.

Possui faróis de matriz LED e uma nova cabine totalmente digital com um toque moderno e acolhedor. A gama de motores é compartilhada com o Peugeot 308.