RS200

Numa semana em que somos inundados com novidades vindas do salão de Munique, que por estes dias, tem tido um sem fim de novidades no que toca aos carros eléctricos, hoje decidi trazer algo para fazer contra-ponto com aquilo que nos espera no futuro. Nada melhor para isso, do que um Ford RS200 de 1986, um modelo dehomologação que está para venda nos USA por cerca de 200 mil dólares.

A Ford construiu o RS200 para atender aos requisitos de homologação para as competições do Grupo B no Campeonato Mundial de Rally. Foram produzidos cerca de 140 exemplares e esta unidade em específico, tem apenas 5.600 km.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O RS200, tal como a grande parte dos carros de grupo B, foi construído com recurso a materiais leves, como é o caso da fibra de vidro. Tal como o carro de rally, esta unidade tem todos os elementos estéticos que eternizaram este modelo, desde o intercooler montado no tecto até ao enorme ducktail, onde terminam as linhas deste carro.

As jantes de magnésio estão revestidas com pneus 225 / 50R16 da Falken de 2011 e dentro do habitáculo, estão um conjunto de bancos de corrida revestidos em vermelho e um volante na mesma cor. Este interior berrante, contrasta na perfeição com a cor branca à qual este carro foi pintado.

Como seria de esperar, o motor Cosworth de 1.8 litros, encontra-se montado em posição central e este bloco de quatro cilindros em linha alimentado por um turbo, debita uns poderosos 250cv. Toda esta potência é enviada para as quatro rodas, através de uma transmissão manual de 5 velocidades.