VM180

A casa Zagato, é um dos nomes mais sonantes quando falamos em design automóvel. Nas últimas décadas, foram responsáveis por alguns dos designs mais bem conseguidos da industria automóvel, mas claro que nem tudo o que fazem é certeiro e resulta na perfeição, exemplo disso, é oVM180, uma versão do Toyota MR2, desenhada pela casa Zagato.

Nesta altura, vocês devem-se estar a perguntar, qual a história por de trás doVM180 e o que originou a que ele fosse criado. Pois bem, no ano 2000, a Zagato e a Toyota uniram-se para criar um carro baseado no Toyota MR-2 mas cujo design fosse completamente re-imaginado pela casa de design Italiana. Esta era uma edição limitada, que teve apenas 100 unidades construídas, tendo sido todas vendidas no Japão. Hoje falamos neste modelo, pois uma das suas unidades irá ser vendida em leilão.

O VM180 Zagato. Baseado no Toyota MR-S, mas com várias modificações importantes da empresa italiana, o VM180 é um veículo raro e difícil de ver. Na verdade, apenas 100 unidades foram construídas pela Toyota Modelista International (TMI), vendida apenas no Japão em 2001. Agora, uma dessas 100 unidades é leiloada no Leilão BH.

Por fora,o VM180 tem os elementos de design característicos da Zagato, o que o tornam completamente diferente dum convencional Toyota MR2 de terceira geração, este é sem dúvida, um carro com um design original e bastante marcante, que está longe de ser consensual.

Os faróis têm uma estrutura em azul claro e são divididos em três zonas arredondadas, tem ainda enormes entradas de ar na parte inferior do pára-choque, já na traseira, temos ópticas verticais e um pequeno difusor com uma grande saída de escape.

Na parte de dentro as mudanças não são tão significativas e o VM180 tem apenas bancos e volante revestidos a pele em dois tons, preto e vermelho. O motor original de 1.8 litros teve uma melhoria de 15 cv adicionais, para um total de 155 cv, com um binário de 178 Nm e nestas versões, a caixa manual, foi substituida por uma transmissão automática de cinco velocidades.

Como já mencionado, foram apenas produzidas 100 unidades do VM180, portanto, espera-se que este MR2 re-imaginado pela Zagato tenha um preço bastante alto, quando comparado com um qualquer Toyota MR-2.