pneus slick

nos carros de corrida, quando é momento de atacar uma pista com piso seco, os pneus perfeitos para dar conta do recado são os pneus slick. Mas será que num carro de estrada convencional, este tipo de pneu trazem uma vantagem assim tão significativa?

Para nos ajudar com esta resposta, trazemos mais um vídeo do canal Tyre reviews, onde eles utilizam um Hyundai i30 Fastback N, para ver realmente se os pneus slick fazem ou não diferença, face a um pneu desportivo convencional.

Os testes foram realizados na pista da Pirelli em Tazio Nuvolari na Itália e foram testados quatro pneus. O primeiro, foi um pneu P Zero PZ4 de ‘desempenho ultra ultra alto’ projectado para ser bom tanto em condições de chuva como de seco, depois seguiu-se um Trofeo R, mais focado para piso seco.

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Em seguida, foram testados dois conjuntos diferentes de slicks usando os mesmos compostos, mas com diferentes construções. O primeiro foi um pneu de 235 mm de largura e o segundo, um de 245 mm usado por carros das várias séries de TCR em todo o mundo.

A redução no tempo por volta foi mais substancial ao mudar dos pneus PZ4 para o conjunto de pneus Trofeo R. Claro que a mudança para os pneus slick traduziu-se num menor tempo por volta, especialmente pela velocidade em curva que os pneus são capazes de dar ao carro e nas travagens mais bem conseguidas e em distâncias mais curtas.

Confere no próximo vídeo o teste completo a estes conjuntos de pneus.