Alfa Romeo SZ

Como aqui na MotorSpot somos entusiastas dos carros clássicos, quando vemos um Alfa Romeo SZ à venda, a nossa atenção é logo despertada, pois não é todos os dias que vemos um destes exemplares à venda.

Mas o que é que torna o Alfa Romeo SZ um carro tão especial? Em primeiro lugar, este é um dos modelos mais cobiçados da marca italiana, este é um carro relativamente raro de encontrar, pois foram produzidas apenas 1.036 unidades entre 1989 e 1991. O seu design peculiar, foi desenvolvido em colaboração com a Zagato, o que o torna ainda mais especial.

Este exemplar tem apenas 1.300 quilómetros percorridos, e está à venda na casa de leilões Bonhams e foi leiloado por um preço de 93000€.

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1989, o SZ (abreviação de Sprint Zagato), foi o resultado de uma colaboração com a Zagato, que já havia produzido uma série de modelos para a Alfa Romeo nas décadas de 50 e 60 do século passado.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Conhecido como ES 30 (sigla para Experimental Sports 3.0 litro), mas também conhecido pelo apelido de “Il Mostro” (o monstro), foi construído em termoplástico Modar, produzido pela Carplast (Itália) e Stratime ( França).

O motor e o chassi são derivados do Alfa Romeo 75 Turbo IMSA e adotam um arranjo ‘transaxle’, com a transmissão instalada na parte traseira, com um esquema ‘De Dion’ na parte traseira. Sob o capon encontra-se o histórico bloco 3.0 V6 Busso com 12 válvulas, desenvolvendo 210 cv. Dos 0 a 100 km / h demora cerca de 7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 245 km / h.

A suspensão foi projetada por Giorgio Pianta, engenheiro e ex-piloto do Grupo Fiat, com a introdução dos blocos silenciosos de Teflon, conseguiram reduzir o rolamento e melhorar o seu comportamento quer em terrenos acidentados, como nas mudanças de direção. Os amortecedores hidráulicos eram ajustáveis, ​​para variar a distância ao solo, já os travões derivavam dos do 75 Turbo Evoluzione não tinham ABS.

O Alfa Romeo SZ em questão foi adquirido como novo na Itália e registado pela primeira vez em 1994. Actualmente, encontra-se quase praticamente novo e com apenas 1.300 quilómetros no odómetro, tornam-no certamente, num dos exemplares com menor quilometragem.