Porsche 962C

Este vídeo disponibilizado pela Auto Addiction, foi gravado recentemente durante um evento de clássicos em Spa-Francorchamps. No vídeo, vemos o momento “trágico” onde um Porsche 962C a ir contra as barreiras após ultrapassar a Chicane, enquanto acelerava para entrar na recta da meta.

Ao tentar por a potência no chão, o piloto é surpreendido quando do nada, perde a traseira e vai de frente directamente contra as barreiras laterais, destruindo completamente a frente do carro. Embora o impacto não tenha ocorrido a uma velocidade alta, este foi suficiente para deixar o carro bastante mal tratado. Se o aspecto visual do carro não for suficiente para vos chocar, o barulho que o carro faz enquanto se arrasta pelo alcatrão até ficar imobilizado é suficiente para nos deixar com pele de galinha.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

As imagens após o impacto, mostram o carro a ser carregado para o reboque, enquanto uma pessoa, aparentemente o condutor, apanha alguns dos restos mortais do carro que ficaram espalhados pela pista. Este vídeo, mostra claramente o quão um carro destes pode ser fatal, quando a potência originada pelo motor flat-six twin-turbo é entregue de forma repentina.

O Porsche 962 foi desenvolvido no início dos anos 80 e começou a competir em 1984. Baseado no carro de corrida 956, o seu nariz mais longo e a gaiola de protecção em aço, foram implementados por razões de segurança, mas por muita segurança que pudesse ter, em caso de acidente, este não era um dos carros mais agradáveis para se estar.

O piloto Stefan Bellof, foi morto num acidente envolvendo um Porsche 962 durante uma corrida em 1985, dois anos depois de estabelecer o recorde geral de Nürburgring, ao volante de um 956C , recorde esse, que durou 35 anos. Ironicamente, o acidente fatal doPorsche 962 de Bellof também ocorreu em Spa.

O destino deste 962C é desconhecido, mas com um valor de 1,2 milhões de Euros, é possível que o nariz possa ser reconstruído, pois apenas 91 exemplares foram construídos entre 1984 e 1991.